Respostas da Prova da Vovó Juju Atividade 16/11/2018



0    Questão 1.  Surgindo dos efeitos do avanço da tecnologia, a variedade de suportes disponíveis facilitou o acesso e o registro da informação. E neste processo, trouxe novas alternativas de armazenamento e guarda dos documentos de arquivo.
Com essa praticidade em mãos, a digitalização e a posterior eliminação dos documentos originais tornou-se uma prática habitual. Prática que vai totalmente a desacordo com o que é estabelecido pelo Conarq. Ao se digitalizar um documento são realizadas cópias digitais, e como o ateste de autenticidade destes documentos se dá na identificação de elementos extrínsecos do documento, como por exemplo, assinaturas e carimbos.
No momento em que não se tem em mãos os documentos originais para comparação da cópia digital, a comprovação da autenticidade fica comprometida. E em relação a veracidade também há comprometimento, a partir do momento em que não é capaz de averiguar a autenticidade dos documentos.

0    Questão 2.  Seguindo o exemplo da cerveja, pode-se analisar os elementos extrínsecos e intrínsecos da mesma, seja por meio das características internas essenciais: concentração alcoólica, ingredientes usados na produção, sabor e coloração. E também pelas características externas principais: forma do recipiente (lata ou garrafa), formato (cônico ou achatado), dimensões (355ml), suporte (alumínio ou vidro), através de sinais de validação (a embalagem); e o trâmite (as etapas de produção que cerveja passou até chegar ao consumidor).

0    Questão 3.  (A) A análise diplomática tem um amplo campo de atuação na contemporaneidade, desde que esteja a par das tendências tecnológicas que vem surgindo. Incorporando e trazendo relevância para a análise diplomática de ferramentas que contribuem para a segurança da informação tais como: chaves de acesso e criptografia, assinatura digital e outros mecanismos de certificação e listas de controle de acesso, por exemplo.

(B) A princípio devem ser feitas quatro perguntas básicas: Quem; Quanto; Como e o Porque da produção dos documentos,ou seja, deve-se compreender a finalidade de produção da entidade que os produziu.

(C) Não podem ser desconsiderados o contexto de produção e a organicidade dos arquivos.

(D). Um documento pode ser autêntico e inverídico e vice e versa. Por exemplo, um diploma com todos os elementos intrínsecos e extrínsecos referentes à esse documento podem estar presentes e passar por todo o trâmite de produção documental da instituição, porém se ele conter informações falsas como nome e data, ele torna-se inverídico, embora mantenha sua autenticidade.

0    Questão 4.  Embora historicamente correlacionados, a Diplomática e a Arquivologia são disciplinas independentes, embora esta última tenha um grau de dependência maior. Com o tempo, a Arquivologia foi deixando de ser uma extensão da Diplomática, foi ganhando autonomia e foi sendo vinculada a Ciência da Informação. Atualmente enquanto a diplomática analisa a autenticidade e a veracidade dos documentos de forma mais individual, a arquivologia aplica a análise diplomática nas séries documentais, em um caráter mais amplo.
  
Questão 5. O plano de classificação é uma ferramenta arquivística essencial  na gestão documental, que indica os documentos que são produzidos em qualquer instituição, observando as atividades por ela desenvolvidas, o que leva à tipologia documental. Unindo a espécie com a função arquivística surge a série documental.

Comentários