RESPOSTAS A PROVA DA VOVÓ JUJU

1. O documento digitalizado, por mais que apresente todos os elementos que possam garantir sua autenticidade e veracidade, não possui nenhuma certeza absoluta de que não foi alterado no decorrer de sua existência digital. Sendo considerado um documento válido, mas ainda assim uma cópia de seu original. Garantir a guarda do documento físico, é garantir que teremos o documento original, podendo assim averiguar tanto sua autenticidade quanto sua veracidade. Com o tempo, é possível vermos em alguma situação futura um documento digital onde se pode comprovar com certeza absoluta tanto sua autenticidade quanto sua veracidade.

2.Tendo em vista que a diplomática analisa um documento por suas características intrínsecas e extrínsecas, temos elementos fixos, e complementos a partir daí, porém seus elementos físicos vão garantir que uma ata é uma ata, e por aí vai. Em uma situação usando um perfume de exemplo, temos que sua base, que são óleos, água, e álcool seria o que define esse perfume como propriamente um perfume, pois independente do que se colocar em qualquer perfume, sua base seria a mesma

3.A) Como discutido na primeira questão, os documentos digitais estão cada vez mais ganhando seu espaço no mundo da arquivologia, sendo a diplomática aquela que avalia tanto a autenticidade de um documento quanto sua veracidade, esta será utilizada em um campo ainda maior a partir do momento que conseguirmos garantir que um documento digital seja inalterado.

  B) Para auxiliar na identificação do contexto de produção de um documento, podemos fazer 4 perguntas simples para o documento. Sendo estas "QUEM? QUANDO? COMO? e PORQUE? a partir destas perguntas podemos entender quem produziu o documento, quando ele foi produzido, como foi produzido, e porque ele foi produzido

  C) Temos algumas certezas quanto ao que pode ser considerado, que seria a espécie, seu contexto de produção, sua autenticidade, sua organicidade, entre outros, já quanto ao que não pode ser considerado, vai depender da função de tal documento.

  D) Não, apesar da veracidade e autenticidade serem complementares, em um documento autêntico temos fatores que o validarão como tal, seu "corpo" será original, entretanto suas informações podem não ser válidas, podendo ser alteradas.

4. Sim, a arquivologia é uma ciência que estuda o todo de um documento, passando por toda sua existência até seu processo de eliminação, já a diplomática, parte dos detalhes de um documento, analisando sua autenticidade e veracidade, para depois olhar um documento como um todo.

5.A junção da espécie com a função arquivística é responsável por definir a série documental. o plano de classificação sempre leva em conta as funções e as atividades de uma instituição. Sendo as funções parte do plano de classificação, e aquelas que darão origem as séries.

























Comentários