Trabalho Final

Universidade de Brasília
Faculdade de Ciência da Informação
Diplomática e Tipologia Documental
Professor: André Porto Ancona Lopez





TRABALHO FINAL: GIOVANNINI GUSMÃO



ANDRÉ CARLOS DE ARAÚJO BISPO - 16/0111935
FELIPE FERRÃO DE SOUZA - 16/0119677
HUGO DE GUSMÃO TRINDADE - 16/0124603
JÚLIA PORTO GIOVANNINI - 16/0128960
MERYN DIENYFAN VIEIRA SOARES - 16/0138787
REBECCA CRISTINA GUIMARÃES CARDOSO - 16/0143306

Brasília
2018









Sumário

Introdução ……………………………………………………………pág 03

Desenvolvimento ……………………………………………………pág 04

Conclusão ……………………………………………………………pág 06

Referências Bibliográficas………………………………………......pág 07




















Introdução

Este trabalho é resultado do trabalho dos alunos da Disciplina de Diplomática e Tipologia Documental, do curso de bacharelado em Arquivologia. O tema desse semestre foi chocolate e a partir disso os grupos deveriam escolher com qual fundo trabalhariam. Nosso grupo, Giovannini Gusmão, ficou responsável por trabalhar com o fundo arquivístico de um empresa de publicidade e propaganda que atua no ramo do chocolate.
A Arquivologia, segundo o Dicionário de Terminologia Arquivística, é a disciplina que estuda as funções do arquivo e os princípios e técnicas a serem observados na produção, organização, guarda, preservação e utilização dos arquivos. Seu objeto de estudo é a informação registrada independente da forma ou suporte, produzida e recebida no decorrer das atividades de um órgão, entidade ou pessoa.
A Diplomática, segundo o Dicionário de Terminologia Arquivística, é a disciplina que tem como objeto o estudo da estrutura formal e da autenticidade dos documentos. Esse estudo é feito por meio da análise das características intrínsecas e extrínsecas dos documentos, visando atestar a autenticidade e veracidade dos documentos, além de contribuir para a compreensão do processo de criação dos documentos arquivísticos.
A análise diplomática permite a identificação do o que é cada documento, e a tipológica permite a compreensão do documento, ligando a função à espécie, definindo assim, o tipo documental. Objetivando melhor compreensão desses conceitos, escolhemos um objeto de estudo e trabalhamos com ele durante o semestre. O resultado disso foi a criação do blog (https://giovannini-gusmao.blogspot.com) onde semanalmente eram postadas atividades a fim de trabalhar conceitos gerais da matéria.







Desenvolvimento

A relação da matéria com nosso tema veio ao pensarmos nos tipos de documentos que são produzidos em uma empresa de publicidade e propaganda. Esse processo começa desde a solicitação de um orçamento para determinado projeto, até a assinatura do contrato. Pensando nesse contexto, nosso grupo resolveu trabalhar com o documento fotográfico e explorar como ele adquire valor arquivístico, especificamente dentro da GG.
Na Giovannini Gusmão, os documentos fotográficos ganharam caráter probatório por registrar os projetos vendidos, os contratos realizados e os clientes com quais houve negociação com a empresa. Porém, antes disso, foi necessário aplicar conceitos e práticas desenvolvidas no decorrer do curso de Diplomática e Tipologia Documental, tais como:


A elaboração da Oficina, visava representar a ligação dos documentos com o tema escolhido por cada grupo no início do semestre e reproduzir isso de maneira que todos que passassem pelo local de apresentação pudessem compreender. A atividade pedagógica foi implementada não apenas para testar os conhecimentos adquiridos pelos alunos ao longo do semestre, como também para expor o curso de Arquivologia e despertar a curiosidade naqueles que desconhecem o curso. O evento ocorreu no dia 30 de novembro de 2018, na Universidade de Brasília e contou com a participação de cerca de setenta e cinco ouvintes.
Fizemos também a Oficina Virtual, que pode ser acessada nesse link https://giovannini-gusmao.blogspot.com/2018/12/oficina-virtual.html

Procuramos reproduzir ao máximo  o que foi mostrado na Oficina presencial, de modo que todos os não presentes que tenham interesse ou curiosidade, consigam acesso às informações, disponíveis agora também na oficina virtual.
Documentos arquivísticos são aqueles que estão inseridos dentro de um contexto organizacional. Ao analisarmos a fotografia dentro do contexto da nossa empresa, esses documentos passam a ter valor probatório e/ou histórico. Isso acontece porque a GG tira fotos durante e ao final da assinatura do contrato. Essa fotografia passa a fazer parte do setor financeiro por cumprir papel de prova das atividades realizadas com os clientes, juntamente aos contratos por eles assinados, tendo assim dupla natureza dentro do acervo: uma relacionada ao registro (documento) e a outra à criação (arte).
A análise diplomática nos permite identificar o que é cada documento. Segundo Lopez, para definir o que é documento são necessários identificar elementos mínimos, como:
  • Espécie: “nome” do documento;
  • Características Internas: disposição da informação e como ela se comporta;
  • Características Externas: forma, formato, suporte, sinais de validação;
  • Trâmite: etapas e documentos que foram produzidos até chegar ao documento em pauta.
A análise tipológica estabelece a ligação entre o documento diplomático com a função do produtor arquivístico, permitindo que a organicidade em um plano de classificação que correlacione as espécies documentais com as funções trabalhadas pelos respectivo produtor. Mais uma vez, Lopez traz um modelo que analisa elementos mínimos que devem fazer parte de uma análise tipológica, como:
  • Identificar as espécies do acervo da organização (análise diplomática);
  • Identificar quais as funções (quanto ao uso pelo titular do arquivo) se relacionam a quais documentos;
  • Sistematizar um esquema hierárquico que consolide as informações relativas às ocorrências documentais daquele titular, que seja capaz de articular as espécies com as relativas funções (plano de classificação).
  • Não esquecer de registrar todos os passos do processo e as definições que foram sendo elaboradas.




Conclusão

Durante todo o semestre, fomos desafiados a pensar como grupo, a refletir sobre os conceitos arquivísticos e entendê-los a fundo, não só como conceito, mas como diretrizes, e referindo-se diretamente a diplomática documentária e a tipologia documental, fomos desafiados a enxergar conceitos como fundo, série e trâmite, não só como conceitos, mas como baluartes imprescindíveis a organização de um arquivo.
A didática empregada usava o blog como ferramenta, não só de ensino, mas uma ferramenta pela qual qualquer pessoa poderia acessar as nossas atividades a qualquer momento. Isso nos remete a um dos principais papéis do arquivista, que é o de dar acesso às informações dos documentos tratados por esse profissional.
Todo o ramo do conhecimento arquivístico está passando por mudanças e, julgamos ser a mais desafiadora delas, a migração dos documentos de arquivo do suporte físico para o suporte digital. Essa migração torna a diplomática e a tipologia documental, áreas ainda mais vitais para a arquivística contemporânea, pois esses ramos do conhecimento dão ao profissional da informação, a habilidade de olhar o documento de arquivo criticamente e fazer as perguntas certas para assegurar que aqueles documentos são autênticos e, de fato, devem compor um acervo.










Referências Bibliográficas

LOPEZ, A. Identificação de tipologias documentais em acervos de trabalhadores. In: MARQUES, Antonio José; STAMPA, Inez Terezinha Stampa. (Orgs.). Arquivos do mundo dos trabalhadores: coletânea do 2º Seminário Internacional. São Paulo; Rio de Janeiro: CUT; Arquivo Nacional, 2012, p. 15-31.
AAB/SP - ASSOCIAÇÃO DOS ARQUIVISTAS BRASILEIROS. Núcleo Regional de São Paulo. Dicionário de terminologia arquivística. São Paulo. Secretaria de Estado da Cultura, 1996.









Comentários